São Bernardo reforça ações de coleta seletiva com instalação de 150 lixeiras no Paço Municipal


Iniciativa visa incorporar práticas sustentáveis nos prédios públicos da cidade, a fim de promover o uso racional de recursos naturais e a redução de custos à administração

O Programa SBC Sustentável – Ações de Sustentabilidade e Cuidados Ambientais nos Próprios Municipais, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, reforçou a partir desta segunda-feira (22/6) as ações para avançar com a coleta seletiva nos prédios públicos de São Bernardo. Lançado em agosto de 2025 pelo prefeito Marcelo Lima para colocar a administração como ponta de lança em iniciativas de proteção ambiental na cidade, o programa escolheu o Paço Municipal para a instalação de cerca de 150 lixeiras nos 19 andares do prédio.

O início da instalação foi marcado por ato realizado no gabinete do chefe do Executivo, que recebeu as primeiras lixeiras para o descarte correto de materiais recicláveis, inclusive como forma de incentivar os servidores e ampliar o volume de coleta seletiva. O prefeito Marcelo Lima lembrou que os primeiros meses da ação dentro da administração gerou resultados importantes, com redução de custos para a Prefeitura e pagamento de bônus a profissionais que atuam nos serviços de copa e limpeza.

“A economia é boa para a Prefeitura, mas, acima de tudo, simboliza o compromisso com o futuro de São Bernardo, com a integridade ambiental, a eficiência administrativa e o bem-estar das próximas gerações. A redução de despesas para a Prefeitura em 2025 resultou no pagamento do primeiro bônus para quem trabalha na copa e limpeza de prédios públicos. E quanto mais economizarmos, mais esse valor pode aumentar”, frisou o prefeito Marcelo Lima. 

Também participaram do ato os secretários de Meio Ambiente, Ronaldo Perrucci, e de Serviços Urbanos, Luís Bortoletto, assim como profissionais das duas pastas. Cinco representantes da equipe de Educação Ambiental da empresa responsável pela limpeza urbana e coleta de lixo em São Bernardo, que participam de ações de orientação sobre coleta seletiva na cidade, têm atuado em conjunto com a Secretaria nos próprios municipais. 

AVANÇO – A entrega das lixeiras faz parte de um processo que começou com visitas às secretarias, e que agora avança para a implantação e/ou melhoria da coleta seletiva no dia a dia do serviço público, o que inclui capacitar os servidores para a separação correta dos resíduos. Além disso, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a atuação integrada entre as secretarias em torno das práticas de sustentabilidade.

“A criação do programa tem como foco central implementar práticas que possam resultar em menor custo operacional para a Prefeitura, como redução no uso de copos plásticos descartáveis, diminuição do desperdício de materiais de escritório, responsabilidade no uso de água e energia elétrica, entre outras medidas que ajudam a diminuir gastos e desperdício. Isso permite também aumentar o volume de material destinado às duas cooperativas de reciclagem do município e, por consequência, a renda dos trabalhadores”, destacou Flávia Massimetti, diretora de Gestão Ambiental da Secretaria. 

Além da colocação de lixeiras, a Secretaria vai distribuir materiais do Programa SBC Sustentável, como canecas ecológicas, de modo que os servidores deixem de utilizar copos descartáveis. A iniciativa integra conjunto mais amplo de ações sustentáveis nos próprios municipais, que já resultou em economia de recursos com insumos de copa e limpeza.

“Esse programa de sustentabilidade nos próprios municipais é muito significativo, porque coloca a Prefeitura como exemplo daquilo que pedimos à população: separar e destinar corretamente os resíduos recicláveis. Esse cuidado dentro de casa também já trouxe resultado concreto: a economia gerada com a redução de insumos nos próprios municipais permitiu, inclusive, o pagamento de bônus a servidores”, pontuou Ronaldo Perrucci, secretário de Meio Ambiente de São Bernardo.

BÔNUS – O pagamento de bônus a servidores da copa e limpeza, anunciado no lançamento do programa, em agosto, quando o prefeito Marcelo Lima propôs um pacto pela economia e sustentabilidade nos próprios municipais. Ali, assumiu o compromisso de repassar 30% do que fosse economizado, a partir da colaboração de todos os servidores da Prefeitura. O resultado da economia alcançada no Paço Municipal resultou no pagamento de R$ 418,55 a cada um dos 460 servidores que atuavam em atividades de copa e limpeza no exercício de 2025.

Gostou dessa matéria? Envie a um(a) amigo(a):

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email