Projeto de lei aprovado pela Câmara autoriza acordo de cooperação com a ACIARP e marca o início dos preparativos para um dos maiores eventos turísticos e gastronômicos do Estado
A Prefeitura de Ribeirão Pires avança nos preparativos para o Festival do Chocolate 2026 com a aprovação do projeto de lei que autoriza a celebração de Acordo de Cooperação Técnica com a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires (ACIARP). A parceria reforça o planejamento da Administração Municipal para a realização de um dos maiores eventos turísticos, culturais e gastronômicos da região.
O acordo estabelece a atuação integrada entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, a ACIARP, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e a Comissão de Festejos, garantindo a organização da infraestrutura, a gestão dos espaços destinados aos expositores, a captação de patrocínios e a execução de serviços complementares necessários para o festival.
“O Festival do Chocolate é um dos maiores patrimônios da nossa cidade e, a cada edição, fortalece o turismo, impulsiona a economia e gera oportunidades para comerciantes, empreendedores, artistas e trabalhadores locais. Essa parceria nos permite realizar um evento cada vez mais organizado, valorizando quem vive e investe em Ribeirão Pires e oferecendo uma grande experiência para moradores e visitantes”, destacou o prefeito Guto Volpi.
A edição de 2026 do Festival do Chocolate será realizada às sextas, sábados e domingos, entre os dias 7 e 30 de agosto. A entrada continuará sendo solidária, mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires para atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade.
Reconhecido como um dos principais eventos do calendário turístico paulista, o Festival do Chocolate reúne atrações culturais, musicais e gastronômicas, além de fomentar o comércio, incentivar a economia criativa e ampliar a movimentação turística da cidade. A parceria firmada pela Prefeitura também assegura mecanismos de transparência, com acompanhamento da comissão organizadora e prestação de contas dos recursos utilizados na realização do evento.